Velas de ignição: para que servem e quando devo trocar?
Quer saber tudo sobre a vela de ignição? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que é essa peça e qual sua importância para o carro.
Índice:
Qual é a função da vela de ignição?
As velas de ignição do automóvel são responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro. É importante lembrar que as velas de ignição trabalham em condições extremas, por isso temos que ficar atentos para saber quando trocá-las.
Permanecer com velas desgastadas poderá causar alguns problemas no veículo, como: dificuldades na hora de dar a partida, desempenho abaixo do esperando, a marcha lenta ficará desregulada e o consumo de combustível ficará muito maior. Por isso, entender o que fazer para mantê-las com um bom funcionamento é uma maneira de preservar o bom funcionamento do carro.
Quantos km dura vela de ignição
As velas de carro geralmente são trocadas a cada 20k mil ou 30k mil km , mas devem ser checadas a cada 10 mil km . Se quiser saber mais sobre o momento da troca das velas do motor, o tópico abaixo trata exclusivamente disso.
Quando trocar as velas de ignição do carro
É recomendado que as velas de ignição sejam analisadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca pode variar de um automóvel para outro, mas normalmente não deve passar dos 40 ou 50 mil quilômetros rodados.
No manual de cada carro é indicado o intervalo preciso para a troca da vela.
Como saber se a vela de ignição está boa
Se a vela de ignição estiver cinza, amarelada ou marrom, significa que sua vida útil está próxima do fim. Para saber se ela está carbonizada, basta ver se a ponta está coberta de carvão.
Agora, se achar que a vela está superaquecendo, verifique se a ponta do isolador está esbranquiçada ou com alguns pontos pretos na superfície. Também não se esqueça de verificar a rosca da vela, pois se estiver danificada significa que existe um excesso de torque na hora que a pessoa a colocou no lugar. E também atente-se ao o isolador cerâmico, pois a peça não pode conter nenhuma trinca.
Como fazer com que as velas de ignição durem mais
Os eletrodos da vela têm um desgaste natural com o tempo, mas o que mais afeta a vida útil é o ajuste dos parâmetros que a alimentam. Outras partes com problemas também podem danificar a peça do automóvel.
A vela será carbonizada se existir um desgaste dos anéis ou por vedadores de válvulas com defeito. O proprietário do veículo terá que limpar as velas de ignição com frequência se ele não fizer uma retífica no carro.
Vela fria ou quente. Qual a melhor?
Não é certo colocar velas de ignição com o grau térmico diferente do recomendado. Se estiver quente demais, vai aumentar a temperatura na câmara do veículo, deixando o motor exposto ao risco de fundir ou ter problemas bem grandes. Se a vela colocada estiver muito fria, o desempenho irá piorar, mas isso pode se tornar útil se o carro for passado para o álcool ou estiver com alguma preparação.